Base de dados:
ARTIGOTABACO
Pesquisar:
FATORES SOCIOECONOMICOS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
ARTIGOTABACO
selecionar
Id:73 - (40166)
Base de Dados:ARTIGOTABACO
Autor:Silveira, Kathleen Rodrigues Kruger da
Título:A diversificação produtiva em áreas de tabaco - microrregião geográfica de Santa Cruz do Sul^ipt ..-
Fonte:Santa Cruz do Sul; s.n; 2014. 115 p. ^bilus, ^bmapas, ^btab.
Tese:Apresentada a Universidade de Santa Cruz do Sul. Área de Concentração em Desenvolvimento Regional para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:A presente dissertação objetivou analisar o processo de diversificação produtiva da Microrregião Geográfica de Santa Cruz do Sul. Para tanto, analisou-se as características socioeconômicas e o perfil das famílias de agricultores associados à AFUBRA (Associação dos Fumicultores do Brasil) que são produtoras de tabaco, o grau de exposição ao mercado e o grau de diversificação destas famílias. Os dados utilizados são de caráter secundário, tomando por base as informações obtidas no Núcleo de Pesquisa Social (NUPES) da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. A pesquisa possui uma amostra de 197 entrevistados e caracteriza-se por descritiva-analítica. Utilizaram-se informações referentes à caracterização das propriedades da Microrregião Geográfica de Santa Cruz do Sul, tais como a composição familiar dos agricultores entrevistados, a condição do produtor, a quantidade de hectares utilizados para a produção de tabaco e a participação do tabaco na renda bruta total. Pode-se ressaltar que o tabaco é o produto mais cultivado, associado ao tamanho das propriedades familiares (em média 12 ha utilizado para a produção) colabora para o desenvolvimento da monocultura do tabaco e a dependência do mesmo. Por isso, concluiu-se que estas famílias não diversificam sua produção, pois cultivam na maior parte da propriedade o tabaco, demonstrando assim a dependência deste cultivo. Desta forma, a diversificação dos meios de vida poderia ser uma estratégia relevante para esses agricultores, pois permite maior autonomia, qualidade de vida e possibilidade de ampliar as fontes de renda(AU)^ipt.
Descritores:Tabaco
Fazendeiros
Fatores Socioeconômicos
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.bvshistoria.coc.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=819

  2 / 4
ARTIGOTABACO
selecionar
Id:31 - (39803)
Base de Dados:ARTIGOTABACO
Autor:Fernandez, Sarita Mercedes
Título:Da diversificação à especialização: origem e evolução dos sistemas produtivos de tabaco em Sobradinho/RS^ipt ..-
Fonte:Porto Alegre; s.n; 2010. 138 p. ^bilus, ^bgraf.
Tese:Apresentada a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:O presente estudo tem por objetivo avaliar a importância socioeconômica da Fumicultura para a Agricultura Familiar da região de Sobradinho, município localizado no Vale do Rio Pardo, Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa consistiu na caracterização do espaço agrário, colocando em evidência as particularidades do processo de evolução e diferenciação da agricultura local. Nesse sentido, buscou-se observar a relação do homem com a natureza utilizando o referencial da abordagem sistêmica, mais particularmente o conceito de sistema agrário. O estudo revelou a existência de uma agricultura de cunho familiar do tipo colonial, formada por um processo de colonização européia que teve início na metade do século XIX. Inicialmente marcada pela diversificação e grande autonomia, esta agricultura colonial adotou progressivamente o cultivo do tabaco que rapidamente transformou-se na principal atividade de renda do município. Nesse sentido, o período atual se caracteriza pela grande dependência da renda das unidades produtivas gerada pelos sistemas especializados de produção de Tabaco, além da perda de autonomia das famílias, onde se identificou que a maioria dos agricultores produz somente o fumo ou fumo e grãos para comercialização, invertendo o processo produtivo diversificado anterior, baseado na produção e venda de produtos alimentícios e para autoconsumo (AU)^ipt.
Descritores:Tabaco
Fazendeiros
Fatores Socioeconômicos
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.bvshistoria.coc.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=737

  3 / 4
ARTIGOTABACO
selecionar
Id:27 - (39654)
Autor:Lima, Ronaldo Guedes de.
Base de Dados:ARTIGOTABACO
Título:Implicações socioeconômicas e técnico- sanitárias da lavoura de tabaco na região de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil^ipt.
Fonte:Sociedade em Debate;10(2):91-109, 2004. .
Resumo:O modo produtivo da lavoura de fumo praticado há muitas décadas na região fumicultora do Vale do Rio Pardo, RS, tem levantado suspeitas acerca dos malefícios ambientais e pessoais, devido ao padrão agroquímico/artificial posto em prática durante as consecutivas safras. Embora a solanácea represente segurança de venda às unidades familiares, o sistema de integração adotado recrudesce a dependência econômica e técnica. A par disso, depreendeu-se a necessidade de estudar os impactos destrutivos dessa lavoura no ecossistema e na saúde humana, em três municípios da região, confluentes com a bacia hidrográfica do Rio Pardinho. Neste texto, espera-se fazer uma retomada da discussão que se iniciou no relatório final da pesquisa denominada Tobacco growing and ecosystem effects. Por este meio, quer-se aprofundar questões sobre os aspectos socioeconômicos das diversas atividades agropecuárias, desenvolvidas pelos fumicultores que ajudaram a constituir o corpus de análise da pesquisa, cujos procedimentos metodológicos incluíram a realização de um total de 147 entrevistas realizadas através de um questionário. A forma tecnológica e os vínculos socioeconômicos da produção de fumo têm gerado problemas ambientais, despreparo dos agricultores com relação à manipulação de produtos tóxicos e ausência de uma renda satisfatória e necessária à melhoria da qualidade de vida das famílias. Mesmo assim, a lavoura de fumo continua sendo a principal (em alguns casos, a única) fonte monetária gerada nas unidades de produção familiar da região com área até 25 hectares^ipt.
Descritores:Controle e Fiscalização de Produtos Derivados do Tabaco
Tabagismo/prevenção & controle
Fazendeiros
Fatores Socioeconômicos
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.bvshistoria.coc.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=714

  4 / 4
ARTIGOTABACO
selecionar
Id:11 - (39612)
Autor:Silveira, Rogério Leandro Lima da.
Base de Dados:ARTIGOTABACO
Título:A cultura do tabaco na Região Sul do Brasil: dinâmica de produção, organização espacial e características socioeconômicas^ipt / Tobacco culture in the South Region of Brazil: production dynamics, spatial organization and socioeconomic characteristics
Fonte:Geografia Ensino & Pesquisa;19(2):23-40, 2015. ^btab, ^bgraf, ^bmapas.
Resumo:Nos últimos quinze anos a geografia do mercado mundial de tabaco tem experimentado importantes mudanças em suas áreas de produção e de consumo. Nesse contexto, o Brasil consolida a sua posição de liderança nas exportações mundiais, experimentando mudanças na espacialidade e na dinâmica produtiva dessa cultura, no Sul do Brasil, principal região produtora do país. O objetivo do trabalho é o de analisar como se apresenta nesse período, a dinâmica de produção, a organização espacial e as características socioeconômicas da cultura do tabaco, nas principais microrregiões geográficas produtoras da região Sul do Brasil. O método de análise é o qualitativo de cunho descritivo e explicativo, através do emprego de revisão bibliográfica e da análise de dados secundários levantados pelo IBGE nos seus Censos Agropecuários de 1985, 1996 e 2006, e de dados sobre a produção municipal de tabaco no período de 1973 a 2007, disponibilizados pelo IPEA. Como principais resultados verifica-se a expansão da produção de tabaco para novas áreas produtoras, redefinindo a participação dos três estados do Sul. Tal expansão espacial tem ocorrido juntamente com o aumento da fragmentação da propriedade rural, com o aumento da mão de obra empregada, com a ampliação da produção do tabaco nas pequenas propriedades; e por mudanças no funcionamento do sistema integrado de produção advindas da crescente participação de intermediários na comercialização do tabaco^ipt.
Descritores:Controle e Fiscalização de Produtos Derivados do Tabaco
Tabagismo/prevenção & controle
Comissão Nacional para o Controle do Uso do Tabaco
Fatores Socioeconômicos
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.bvshistoria.coc.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=694



página 1 de 1

A presente fonte de informação é um produto do projeto “Diversificação da Produção em Áreas Cultivadas com Tabaco no Brasil: análise, política, social e histórica” desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz, através do Observatório História e Saúde, o Centro de Estudos Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Seu principal objetivo é reunir um acervo de fontes primárias que tratem da trajetória histórica das políticas de diversificação da produção em áreas cultivadas com tabaco no Brasil. O acervo contém artigos científicos de acesso livre, teses e dissertações, notícias veiculadas em periódicos de circulação nacional e regional, relatórios e compilações de dados confeccionados por governos e terceiro setor além de textos referentes a programas e políticas públicas consolidados ao longo da trajetória de implementação do Artigo 17 da Convenção Quadro de Controle do Tabaco.

Alexandre Octávio Carvalho

Bárbara Moreira

Letícia Casado

Luiz Antônio da Silva Teixeira

Marcus Vinícius Silva

Vanessa Nolasco Ferreira

Base de dados  ARTIGOTABACO : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3